Guia de uso de equipamento de proteção individual (EPI)
Você já ficou confuso acerca de quais EPIs (equipamentos de proteção individual) irão protegê-lo e quando deve usá-los? A OSMS compilou pesquisas de doze fontes para dar ao público uma visão abrangente de quais tipos de equipamento de proteção individual (EPI) devem ser usados para minimizar o risco de infecção por COVID-19 durante diferentes tipos de atividades.
Como a COVID-19 é disseminada?
A COVID-19 se dissemina entre as pessoas principalmente através do contato com gotículas respiratórias infecciosas liberadas pela boca ou nariz quando uma pessoa contaminada tosse, espirra ou fala.[1] O vírus se propaga quando essas gotículas infecciosas entram em contato com a boca, nariz ou olhos de outra pessoa. Há mais probabilidade de que ocorra a infecção quando as pessoas estão em contato próximo (até 2 metros) de uma pessoa contaminada, especialmente em ambientes fechados com pouca ventilação.[2] A COVID-19 também pode ser disseminada pelo contato com superfícies comuns e compartilhadas que foram contaminadas por gotículas respiratórias infecciosas, como maçanetas, mesas, botões de elevador e terminais de pagamento, por exemplo.[3] Além disso, quanto mais tempo alguém esteja próximo de uma pessoa contaminada, maior é seu risco de contrair a COVID-19.
- Descrição: um pedaço de tecido com alças elásticas para as orelhas ou tiras de amarrar para prender firmemente o tecido ao rosto.
- Função: usada principalmente para evitar que suas gotículas respiratórias infectem as outras pessoas.
- Como usar: use-a no rosto, cobrindo o nariz e a boca.
- Quando usar: sempre que sair de casa, especialmente quando for para espaços fechados compartilhados.
- Procurar por: máscaras cirúrgicas, máscaras de tecido feitas com duas camadas de tecido ou máscaras de tecido com um bolso para filtro descartável. Idealmente, as máscaras trazem partes ajustáveis para o nariz que permitem ajustar a máscara ao rosto.
- Descrição: um líquido, espuma ou gel geralmente usado para reduzir os agentes infecciosos nas mãos. O ideal é lavar as mãos com água e sabão, mas o álcool gel é útil quando estiver fora de casa ou na falta de água corrente.
- Função: usado para prevenir contra a infecção resultante da ação de tocar o rosto com as mãos contaminadas.
- Como usar: coloque uma pequena quantidade na palma das mãos e esfregue-as vigorosamente, passando o álcool gel por todos os dedos e na parte frontal e dorsal das mãos.
- Quando usar: sempre que tocar superfícies de grande contato, como bombas de posto de gasolina, maçanetas, carrinhos de supermercado etc.
- Procurar por: conteúdo com 60% de álcool (etanol), no mínimo. Não use álcool gel feito com metanol porque ele é tóxico quando absorvido pela pele.
- Descrição: uma ferramenta para abrir portas sem expor as mãos a superfícies contaminadas.
- Função: um gancho é colocado na maçaneta da porta para ajudar a abri-la; também pode ser usado para apertar botões ou mover outros itens.
- Como usar: tenha um abridor de portas pessoal e não o compartilhe. Limpe-o periodicamente com um pano desinfetante.
- Quando usar: quando tiver que entrar em um edifício com grande tráfego de pessoas e tocar em várias portas compartilhadas.
- Procurar por: materiais de fácil higienização, com funcionalidade para abrir diferentes tipos de maçanetas.
- Descrição: uma máscara facial fechada e bem ajustada que usa material para filtrar partículas e proteger o usuário. Por exemplo, uma máscara de tecido com um bolso para filtro, uma máscara de borracha ou impressa em 3D com elementos filtrantes permutáveis e máscaras N95 convencionais. Embora a máscara N95 seja o produto comercial mais confiável e eficiente, seu estoque e disponibilidade são limitados. Consulte este artigo quando escolher materiais de filtro para máscaras não comerciais com bolso para filtro.
- Função: usada principalmente para proteger o usuário contra a respiração de ar contaminado e infecções. Observe que as máscaras com filtro e válvula de saída NÃO protegem as outras pessoas, podem não ser permitidas pelas normas de uso de máscaras desenvolvidas para proteger a saúde pública e devem ser usadas com uma proteção de tecido adicional sobre a válvula de expiração. Proteções de tecido sob a válvula não fornecem uma vedação correta no rosto.
- Como usar: use-a no rosto, cobrindo, ajustando e vedando firmemente a máscara sobre o nariz e a boca. Se a máscara tiver alças, os protetores de orelhas podem ajudar a prender as alças na parte de trás da cabeça e a evitar irritações.
- Quando usar: deve ser usada ao interagir com pessoas fora de casa durante um período de tempo considerável ou em espaços públicos fechados por um período de tempo considerável (superior a 15 minutos, segundo recomendações do CDC [9
- Procurar por: Com vedação e firmemente ajustada ao rosto, com filtros substituíveis se possível.
- Descrição: as coberturas protetoras e as divisórias transparentes são materiais translúcidos colocados entre você e outra pessoa.
- Função: use-as em conjunto com uma máscara facial para proteger você e outras pessoas de gotículas. Note que não proporcionam proteção suficiente e vão exigir a utilização de uma máscara facial.
- Como usar: coloque-as entre uma pessoa que tenha que permanecer no lugar e outras que se movem por um mesmo local. Faça pequenos orifícios se forem necessárias trocas entre as pessoas, como de dinheiro, passagens ou produtos.
- Quando usar: devem ser instaladas em situações em que alguém está interagindo ativamente com várias pessoas diferentes (balcão de pagamento/caixa) ou falando por longos períodos de tempo.
- Procurar por: material facilmente higienizável, com montagem estável e segura.
- Descrição: um conjunto de proteção transparente para os olhos.
- Função: usados para proteger as mucosas dos olhos de gotículas, além de evitar a possibilidade de tocar os olhos [1213]. Podem ser usados em vez viseiras ou coberturas protetoras/divisórias transparentes, ou em conjunto com elas.
- Como usar: use-os com firmeza na cabeça, garantindo uma vedação correta ao longo da testa e das bochechas.
- Quando usar: sempre que precisar falar com outros pessoalmente por longos períodos de tempo ou se tiver dificuldades para não tocar os olhos.
- Procurar por: óculos de proteção confortáveis e com vedação facial completa, feitos de plástico resistente a arranhões e facilmente higienizável.
- Descrição: cobertura para as mãos feita de nitrila ou látex fino e descartável.
- Função: usadas para proteger as mãos durante o manuseio de superfícies e itens potencialmente contaminados por longos períodos de tempo.
- Como usar: puxe-as sobre as mãos, cobrindo até os pulsos. NÃO toque o rosto, mesmo se as mãos estiverem com as luvas. Após descartar as luvas, lave as mãos completamente com água e sabão ou use álcool gel, se necessário.
- Quando usar: sempre que superfícies compartilhadas precisarem ser tocadas regularmente ou ao manusear vários itens de diferentes pessoas por longos períodos de tempo (ou seja, caixas, garçons etc.). (por exemplo, caixas, travessas etc.)
- Procurar por: o tipo correto para as mãos, sem perfurações ou orifícios, uma parte longa nos pulsos para fácil remoção.
- Descrição: os respiradores N95 são respiradores bem vedados que foram testados e certificados comercialmente para um nível específico de proteção contra partículas suspensas no ar.
- Função: protegem o usuário ao filtrar pelo menos 95% das partículas no ar, entre partículas grandes e pequenas.
- Como usar: use-os no rosto, cobrindo o nariz e a boca, garantindo uma vedação correta ao redor da boca. Os respiradores N95 devem ser descartados depois do contato com pacientes e após procedimentos que geram aerossol. Eles deixam de oferecer proteção adequada se tiverem sido danificados, sujos, contaminados ou se a respiração se tornar difícil.
- Quando usar: ao tratar pacientes, ou trabalhar em um hospital ou instituição de saúde onde seja necessário ter uma proximidade muito grande com pacientes.
- Procurar por: respiradores com vedação firme e ajustados ao rosto, descartáveis.
- Descrição: a sigla PAPR significa Respirador Purificador de Ar Motorizado, que normalmente é composto por um ventilador com operação por bateria, capuz, sistema de filtragem (HEPA) e uma máscara parcial ou completa/capuz.
- Função: protege o usuário ao filtrar todo o ar consumido por meio de um filtro HEPA motorizado, que pode remover pelo menos 99,97% das partículas suspensas no ar.
- Quando usar: use um PAPR quando um respirador N95 for necessário, mas estiver indisponível, ou quando o respirador não se ajustar ao usuário adequadamente, ou quando houver um alto risco proveniente de procedimentos que geram aerossol.
- Como usar/Procurar por: consulte as orientações do hospital se um PAPR for necessário.
![]()
- Descrição: roupas descartáveis ou laváveis usadas em conjunto por profissionais de saúde como parte de uma estratégia de barreira contra infecções.
- Função: usadas para proteger o usuário da disseminação da infecção quando estiver em contato com líquidos e materiais sólidos potencialmente contaminados.
- Quando usar: durante procedimentos e atividades de cuidados com os pacientes, quando seja esperado contato com roupas, sangue, fluidos corporais, secreções e excreções.
- Como usar/Procurar por: consulte as orientações do hospital ou do CDC para obter recomendações atualizadas sobre os EPI adequados [12
- Descrição: uma proteção curva e transparente usada na cabeça em frente ao rosto.
- Função: usado em conjunto com uma máscara facial para proteger você e outras pessoas de gotículas respiratórias e respingos. Quando usado de forma eficaz, reduz a carga viral na máscara facial e aumenta a capacidade de reutilização. Não deve ser usado sem uma máscara facial.
- Como usar: use-o firmemente com a parte protetora cobrindo totalmente o rosto, descendo abaixo da parte inferior da máscara.
- Quando usar: sempre que precisar falar com outros pessoalmente por longos períodos de tempo.
- Procurar por: material de proteção com cobertura facial total até o queixo ou mais embaixo, ampla cobertura de têmpora a têmpora, vedação confortável na testa e fácil higienização.
O que é o EPI e por que usá-lo?
O equipamento de proteção pessoal (EPI) é usado para proteger o usuário da exposição a agentes contaminantes, podendo se referir a máscaras, respiradores, protetores faciais, luvas, óculos de proteção, batas cirúrgicas e outros equipamentos. O uso correto do EPI tem o potencial de bloquear a transmissão de agentes contaminantes de fluidos corporais (incluindo gotículas respiratórias).[4] O EPI deve ser sempre usado junto com outras medidas de controle de infecção, como a lavagem de mãos e o uso de álcool gel para reduzir a disseminação da infecção.[5] O uso eficaz do EPI também inclui saber como colocar (vestir) e tirar (remover) corretamente cada item, além de descartá-los corretamente para reduzir ainda mais o contato com os agentes contaminantes.[6]
Diferentes situações apresentam riscos diferentes e podem exigir diversos tipos de EPI com base no tempo gasto em determinados ambientes, no tipo de ambiente e no tipo de atividade. A Open Source Medical Supplies compilou este guia sobre o uso correto dos EPI, segundo os riscos de diferentes tipos de casos, para ajudar o público a entender a função que os EPI têm na prevenção da transmissão da COVID-19 em situações do dia a dia.
EPI usado para diferentes tipos de risco
Exemplos de atividades arriscadas
Baixo risco
- Opening the mail
- Getting restaurant takeout
- Pumping gasoline
- Playing tennis
- Going camping
- Going for a walk, run, or bike ride with others
- Playing golf
Risco moderado
- Staying at a hotel for two nights
- Grocery Shopping
- Sitting in a doctor’s waiting room
- Going to a library or museum
- Eating in a restaurant (outside), or at someone’s house
- Walking in a busy downtown
- Spending an hour at a playground
Alto risco
- Going to a hair salon
- Working in retail/cashier
- Eating in a restaurant (inside)
- Playing team sports
Alto risco
- Traveling by plane
- Hugging or shaking hands when greeting a friend
- Working as a server
- Working out at a gym
- Going to an amusement park, movie theater, music concert
- Attending a religious service with 500+ worshippers
Risco clínico
Tratamento de pacientes
- Treating COVID-19 Patients directly
- Checking in patients who are ill
- Talking with family and friends of patients who are ill
Tratamento de pacientes na UTI
- Intubating Patients
- Treating ICU Patients
Fonte: Avaliação de risco da Associação Médica do Texas
Clique no Panorama Global para saber mais sobre quais os tipos de EPI usar!
Baixo risco: caminhar ao ar livre
Risco moderado: pegar transporte público
Alto risco: Viajar de avião
Risco clínico: Tratamento de paciente positivo
Atividades de baixo risco:
Baixo risco
[LowRisk]
Clique nos números para saber mais!
Salas grandes sem aglomerações e que estejam bem ventiladas e áreas ao ar livre com distanciamento social apresentam risco relativamente baixo. Entre as atividades de baixo risco estão passeios, caminhadas, exercícios e tarefas rápidas e simples ao ar livre. Esses tipos de atividades requerem contato ou conversa mínimos ou inexistentes com outras pessoas. É importante utilizar uma proteção de pano sempre que se saia de casa, mesmo que seja por pouco tempo, para proteger outras pessoas.
Quando precisar remover sua máscara ou voltar para casa após as atividades de baixo risco, lembre-se de lavar as mãos ou usar álcool gel imediatamente, antes de tocar no rosto.
- Outdoors with proper social distancing, 6 feet apart.
- Minimal contact with other people for less than 15 minutes. [8][9]
- Minimal direct face-to-face conversation.
- Inside, in a large, well-ventilated area.
- Inside, in an enclosed location for short periods of time, with proper social distancing and mask wearing
Risco moderado
[ModerateRisk]
Clique nos números para saber mais!
Passar horas em áreas fechadas (mesmo que as pessoas mantenham o distanciamento social e usem máscaras) e áreas ao ar livre de grande tráfego/muita gente representa um risco moderado. Reuniões de grupos, sejam ao ar livre ou em ambientes fechados com distanciamento social, também constituem um risco moderado.
A mudança mais significativa no EPI que uma pessoa pode fazer para minimizar o risco moderado é trocar o tipo de máscara facial usada. Embora as máscaras cirúrgicas e as proteções faciais de tecido protejam outras pessoas se você estiver doente, elas não protegerão você das gotículas respiratórias de outra pessoa, mesmo ao ar livre. É importante usar uma máscara com filtro bem ajustada, como uma máscara de tecido com filtro ou uma máscara com filtro tipo N95, para prevenir a infecção de forma eficaz.
Abridores de porta e outras ferramentas pessoais podem ser usados para reduzir a frequência de toque em superfícies comuns, como maçanetas. Lembre-se de usar álcool gel depois de tirar o EPI e antes de tocar o rosto.
- Inside a large, enclosed, well-ventilated location up to 45 min, with proper social distancing and with most people wearing masks (based on a study of hairdressers interacting with masked clients [10]).
- Around large groups of people wearing masks; check your state’s guidelines for acceptable group sizes
- Outdoors in small, socially-distant groups of people that are actively talking or shouting
- High-traffic areas where many people actively pass-through
Alto risco
[HighRisk]
Clique nos números para saber mais!
Ambientes fechados com pouca circulação de ar e quaisquer áreas com aglomeração de pessoas representam um alto risco, mesmo se forem usadas máscaras. tarefas e atividades que requerem exposição regular e constante a novas pessoas ou que caracterizam um longo contato com pessoas em que não é possível o distanciamento social também representam alto risco.
na participação em atividades de alto risco, uma proteção eficaz requer diversas camadas de EPI. As máscaras com filtro ainda são o elemento mais importante dos EPI, mas os protetores faciais, as divisórias transparentes e os óculos de proteção podem prevenir ainda mais contra a infecção por gotículas respiratórias. As luvas são adequadas ao tocar em superfícies contaminadas de forma regular (como manipular dinheiro ou usar maçanetas de porta compartilhadas), desde que sejam tomadas precauções para removê-las corretamente e não tocar o rosto durante o seu uso. Pode ser necessário usar diferentes elementos de EPI listados abaixo, dependendo do tipo de atividade realizada.
Observe que os protetores faciais e as coberturas protetoras/ divisórias transparentes podem ser usados em conjunto com uma máscara facial com filtro, mas não são suficientes para proteger contra a infecção e devem sempre ser usadas junto com as máscaras faciais. Eles são mais eficazes ao falar e interagir com um número grande de pessoas que podem ou não estar usando máscaras. Os protetores faciais podem ser permutáveis com as coberturas protetoras/divisórias transparentes conforme a situação exigir.
- Inside an enclosed location with poor ventilation, or for extended periods of time like a full workday, even with proper social distancing and mask-wearing.
- In large crowded groups of more than 20 people, whether indoors or outdoors, in which people are talking or shouting.
- Extremely high-traffic areas with regular exposure to new contacts for extended periods of time.
- Extended contact with people when no social distancing is possible, whether masked or not, indoors or out.
- Gatherings of larger than 250 people [11].
Risco clínico
Os hospitais e as instituições médicas possuem políticas e requisitos individuais e específicos sobre o uso adequado dos EPI. As informações fornecidas têm o objetivo de explicar a série completa de EPI usados para limitar a exposição à COVID-19, porém não se trata de uma recomendação. Ao viajar para um local onde haja uma probabilidade extremamente alta de estar em contato com uma pessoa que testou positivo para a COVID-19, primeiro consulte as orientações institucionais estabelecidas.
- Working in a clinical setting where patients are treated.
- Several hours indoors with close contact with other people.
- Risk of direct exposure to patients infected with COVID-19.
- Potential extended exposure to contaminated surfaces.
Clique nos números para saber mais!
EPI adicional não mostrado:
Fique seguro
Leia nossos outros Guias sobre COVID-19.