GUIA DE RESPOSTA LOCAL: Seção 4

Outreach Guidance

Além dos pacientes com COVID-19 em tratamento nos hospitais, casas de repouso, instituições de cuidado secundário, abrigos para a população em situação de rua e escolas também estão necessitando de EPI. Essas instituições costumam ter menos recursos, mas também estão mais abertas a aceitar equipamentos produzidos localmente.

Localizando a demanda

Este é um momento especialmente gratificante para usar networking. Há um grande consenso sobre a necessidade de EPIs e dispositivos para combater a COVID-19, e a maioria das pessoas (e suas empresas) são motivadas e generosas quando encontram uma forma de participar. De modo geral, é fundamental identificar os indivíduos capazes de contribuir, estimular o progresso, definir políticas e ampliar suas redes para alcançar o sucesso. Não perca tempo com contatos que são resistentes. Trabalhe com seus colaboradores ativos, até mesmo em instituições e negócios. 

Considerando equidade e distribuição

Como um grupo de Resposta Local, sua equipe tem a oportunidade de atender chamadas diretas por ajuda e descobrir algumas necessidades.

GetUsPPE, o site de trocas de necessidade de EPIs, analisou as demandas de dados e descobriu que 65% de suas solicitações vinham de países com rendas médias nos primeiros 25%.  As regiões rurais e de baixa renda tinham pouca representação e não solicitavam equipamentos por meio dessa plataforma. Conforme descrito na Conversa com a comunidade da OSMS sobre esse assunto, para atender essas comunidades, a Equipe de Equidade do GetUsPPE está conduzindo uma campanha de ações diretas.

Rachel Sadd (conhecida como A Vingadora Astuta de Ace Makerspace, Oakland, Califórnia, compartilhou ideias valiosas sobre como atender comunidades com menos visibilidade em nosso webinar mencionado anteriormente, além de ter criado um PDF útil para leitura e distribuição.

Para abordar a equidade na distribuição, sua equipe deverá investir tempo e energia em uma pesquisa para verificar quais grupos em sua área têm necessidades às quais você pode ajudar a atender.

Hospitais

Hospitais, principalmente os que possuem UTIs e emergências, necessitam muito de EPIs e outros equipamentos médicos. Seu grupo pode oferecer ajuda para divulgar as necessidades dos hospitais e ajudar na mobilização de grupos com capacidades de manufatura local/regional, para unidades de coleta e produção. No entanto, a disposição para aceitar doações ou comprar EPIs e dispositivos médicos produzidos localmente é exclusiva de cada instituição ou rede.  

Existem dois caminhos de relacionamento para atender hospitais: Diretamente, por meio do contato com os administradores do hospital (“aquisições” ou “obtenções”) ou indiretamente por meio de organizações como sindicatos locais ou estaduais de enfermeiros ou por meio de profissionais da saúde que trabalham em um estabelecimento.  

Crédito da imagem: FabLab da OSMS de Moscou

Pode ser difícil trabalhar em hospitais diretamente por alguns motivos. Primeiramente, todos os equipamentos e suprimentos do hospital são regulamentados para garantir os padrões de qualidade. Isso significa que, mesmo se o estoque de EPIs estiver baixo e os prestadores de serviços de saúde não tiverem uma proteção adequada, a instituição não será pressionada a aceitar publicamente e fornecer EPIs e suprimentos que não atendem aos requisitos regulatórios (até os estabelecimentos de produção precisam estar em conformidade e ser aprovados). Leia a seção Segurança e responsabilidade no Guia de Equipamentos Médicos da OSMS para obter mais informações sobre esse assunto.

Outra dificuldade enfrentada pelos hospitais é que alguns equipamentos médicos, como máscaras N95, exigem um nível avançado de fabricação que ainda não pode ser fornecido pelas respostas locais. O volume de equipamentos necessários pode ser muito grande (centenas de milhares por semana), o que costuma ser demais para ser alcançado por indivíduos. No entanto, essa necessidade pode ser atendida, em parte, por um modelo de produção bem organizado e distribuído.  Conforme o número de casos de COVID-19 em sua área cresce, os hospitais podem estar sobrecarregados e talvez não tenham a capacidade de trabalhar com indivíduos. Hospitais pequenos ou com menos recursos, principalmente, também podem não ter a força de trabalho necessária para oferecer pontos de comunicação para grupos voluntários e concentrarão suas energias limitadas na comunicação com fornecedores maiores.

Ações diretas de hospitais

  1. Procure primeiro no site do hospital para determinar o que ele precisa. Muitos hospitais indicam quais EPIs e equipamentos são aceitos. Observação: é provável que muitos não mencionem que estejam precisando de equipamentos produzidos localmente no site. Entre em contato com a administração do hospital ou o escritório de compras para ver se você pode ajudar.
  2. Verifique se as necessidades dos hospitais locais ou outros serviços médicos estão indicadas nessas (e outras) partilhas online sobre demanda/fornecimento de EPI, como PPEneeded.com, GetUsPPE ou Mask-Match.
  3. Ao ligar, peça para falar com o gerente de compras ou gerente de suprimentos.
  4. Faça anotações em um documento (veja os modelos sugeridos em links para recursos abaixo) com os seguintes tipos de campos:
    • Nome, telefone, e-mail e método preferido de contato.
    • Materiais e quantidades necessárias.
    • Se estão aceitando EPIs produzidos localmente.
    • Se estão interessados em designs específicos.
    • Próximos passos.
    • Quantidade entregue.
  5. Identificar tipos e quantidades de materiais necessários. Registre isso mesmo se eles estiverem solicitando equipamentos que você não pode fornecer. Você pode fornecer essa informação para outras redes de compartilhamento de recursos.
  6. Pergunte se eles estão trabalhando com alguma grande campanha de doação (observe quem são eles, para colaboração posterior).
Equipe com EPI fabricado no Hospital Metropolitano de NYC. Crédito da imagem: Suzette Cook
  1. Pergunte se eles estão aceitando equipamentos produzidos localmente.
    • Obtenha informações sobre os suprimentos e/ou padrões disponíveis que eles gostariam que você usasse.
    • Compartilhe o Guia de Equipamentos Médicos da OSMS e indique os modelos que outros hospitais ou médicos da área estão usando e que você tem em produção.
    • Ofereça-se para entregar um protótipo físico ou amostra para análise. Peça feedback e ajuda para reproduzir o modelo conforme a solicitação. Essa é uma etapa importante para construir confiança com o hospital.
  2. Documente os procedimentos para notificar o estabelecimento de que os equipamentos estão prontos para serem entregues, e/ou sobre os procedimentos de envio ou entrega. Sua equipe pode precisar consolidar a produção distribuída em um local intermediário antes de coordenar a entrega no estabelecimento.
  3. Acesso limitado restrito a essa informação como parte das práticas de segurança da informação (consulte a seção Segurança da informação).

Ações indiretas de hospitais

Se não conseguir se antecipar entrando em contato com o hospital diretamente, existem formas indiretas de fazer isso. Sindicatos trabalhistas que representam os enfermeiros e os trabalhadores da área médica podem estar interessados na capacidade do seu grupo de sustentar seus membros. Entrar em contato e construir relacionamentos. Eles podem até estar disponíveis para ajudar tanto com a aprovação dos modelos quanto com a distribuição. Fóruns públicos online, como grupos no Facebook ou fóruns da vizinhança (como NextDoor), também têm se mostrado uma forma de encontrar profissionais da área média indicando suas necessidades

E não se esqueça de que sua própria rede pessoal e a rede pessoal coletiva de sua equipe, podem movimentar doações indiretas de suprimentos novos e produzidos localmente. Entre em contato com profissionais da área médica conhecidos e pergunte se eles ou seus colegas de trabalho precisam de algo. Em algumas comunidades, os serviços voluntários de entrega — grupos de entrega por bicicleta ou moto — atuam como redes de distribuição ponto a ponto.

Trabalhadores fundamentais cívicos, comunitários e sociais

Considerando a necessidade vital de proteger trabalhadores da área da saúde, é importante lembrar que fornecer EPIs aos membros de comunidades vulneráveis reduz a transmissão e desacelera o ritmo de procura por hospitais. As entidades cívicas, comunitárias e de serviço social costumam estar mais dispostas a aceitar EPIs fabricados manualmente e suas necessidades são mais simples de serem atendidas pela produção local menor. Os métodos de ação são parecidos com os métodos para os hospitais mencionados acima (pesquisa na Internet, mídias sociais, cold calling, etc.) Salve as informações de contato e os dados necessários conforme trabalha.  

Os tipos de organizações e trabalhadores “essenciais” (aqueles que estão trabalhando em localidades onde há “lockdown” ativo) que estão em necessidade incluem:

  • Corpo de bombeiros e estação policial
  • Estabelecimentos que atendem urgências
  • Empresas de ambulâncias
  • Casas de repouso e de cuidados paliativos
  • Unidades de reabilitação em fase subaguda e de longo prazo
  • Departamentos de saúde pública
  • Grupos de proteção à população em situação de rua e abrigos, agências de serviço social e organizações que lidam com violência doméstica
  • Trabalhadores de varejo/supermercados (esses podem ter sindicatos com os quais você pode trabalhar)
  • Trabalhadores de armazéns de distribuição e de coleta de lixo e reciclagem
  • Organizações para pessoas com deficiência (serviço direto)
  • Casas funerárias
  • Membros da comunidade vulneráveis (como pessoas que precisam de “acompanhantes” para consultas rotineiras)
  • Agentes carcerários e prisioneiros (cadeias, prisões, detenção de estrangeiros pelo “ICE”, etc.)
  • Trabalhadores de manutenção de trânsito e trabalhadores de aeroportos
  • Campanhas de doações locais, coleta de EPIs fabricados comercialmente e outros equipamentos para distribuir às organizações locais necessitadas

Fabricantes

Sabrina Merlo da OSMS conduziu a discussão “Novos relacionamentos com fabricantes locais” na NOMCON 2020.

Para atender às demandas de hospitais em grande escala, geralmente é necessária uma capacidade de fabricação em grande escala. Os fabricantes em pequena e média escala estão migrando suas ferramentas para EPIs e produção de equipamentos médicos, buscando contribuir e diminuir a lacuna na cadeia de suprimentos, além de desenvolver novas forma de gerar renda durante essa crise econômica.

Na NOMCON 2020, Sabrina Merlo da Open Source Medical Supplies conduziu a discussão “Novos relacionamentos com fabricantes locais“, na qual conversamos com vários fabricantes que produziram designs de face shield, verificaram seu trabalho com hospitais e colaboraram com fabricantes de seringas para aumentar a produção. Outro grupo de fabricantes buscou um grupo de fabricantes de têxtil e os ajudou a manter a produção de uma linha de roupas cirúrgicas, além de estabelecer a conexão entre eles e hospitais que buscam obter os produtos.

Veja aqui algumas dicas para entrar em contato com fabricantes:

  • Entre em contato com fabricantes para determinar que recursos de manufatura/usinagem/fabricação já existem em sua área.
    • Se você estiver nos EUA, conecte-se com os fabricantes do seu estado.
    • O Manufacturing Extension Partnership Program (MEP) da NIST tem pelo menos um em cada estado que conhece a presença da manufatura local. Conecte-se com o seu centro local do MEP (ou visite o canal do slack #local-response-connect e procure por “MEP”).
    • Procure no Banco de dados de fabricantes de Thomas de “Fornecedores de resposta à Covid-19”.
  • Outras formas de localizar unidades de produção:
    • Associações de fabricantes
    • Departamentos de desenvolvimento econômico regionais ou municipais
    • Câmara de comércio local
    • Centros de projeto industrial, prototipagem e desenvolvimento de produtos
    • Grandes empresas com unidades de produção locais
    • Universidades e faculdades (departamentos de administração, engenharia e design são conectados com a indústria local)
    • Sindicatos de classe
    • Lojas de máquinas

Anterior

Próximo

Montando sua equipe

Encontrando ou criando grupos de resposta local

Gestão comunitária

Mobilização dos fabricantes locais, regionais e nacionais