GUIA DE RESPOSTA LOCAL: Seção 3

Building Your Team

Seja você um fabricante, parte de um makerspace já existente ou um artesão, você tem o poder de criar um grupo de resposta local dentro da sua comunidade. Descubra os grupos que existem perto de você, os expanda ou crie o seu!

Encontrando e criando grupos de resposta local

Enquanto a pandemia da COVID-19 continua a evoluir, mais grupos surgiram no mundo todo para ajudar as suas comunidades locais. Esta seção vai ajudar você a encontrar grupos na sua área e a criar uma estrutura de equipe efetiva, caso esteja estabelecendo um grupo novo.

Busque por esforços já existentes

O jeito mais fácil de fazer parte desse movimento é encontrar um grupo já existente em sua área local onde possa contribuir seu tempo e esforços. A OSMS entrou em parceria com Nation of Makers, Find the Masks e Fab Foundation para mapear grupos de resposta local e esforços de doação por todo o mundo, fazendo com que seja mais fácil encontrar um grupo perto de você.

Find the Masks, em colaboração com a OSMS e NOM, mostram grupos de resposta local pelo mundo em seu mapa de fabricantes.
  • Procure por grupos existentes explorando o Mapa de resposta local da OSMS para ver se há qualquer esforço de resposta atuando em sua área.
  • Procure por dicas nos sites e posts de mídias sociais dos makerspaces locais e FabLabs (laboratórios de fabricação). Lembre-se de tentar marcar diferentes localizações, tais como uma cidade grande, um distrito, um estado ou município.
  • Use as mídias sociais (Grupos de Facebook, Twitter, Whatsapp, etc., e o Google) para pesquisar na sua região e ver se já há grupos de fabricação da OSMS ou de outras organizações.

Entre em contato com a comunidade de fabricantes e artesãos

Muitos dos esforços de resposta local para a COVID-19 se originaram de comunidades já existentes de fabricantes e artesãos. Se precisar de suprimentos fabricados localmente ou quer trabalhar com grupos de fabricantes e artesãos, faça primeiro uma busca no Mapa de resposta local por grupos produzindo suprimentos médicos perto de você. 

Se estiver tentando iniciar uma fabricação, e estiver procurando estimular a ação de fabricantes e artesãos, temos algumas dicas para entrar em contato com eles:

  • Oficinas compartilhadas como makerspaces, FabLabs e hackerspaces mobilizaram membros e ferramentas e são forças importantes na área de design e produção. Diretrizes para um local de trabalho seguro, para o distanciamento social e para condições de trabalho livres de contaminação estão sendo desenvolvidas (consulte os links para recursos).
  • Costureiros vêm em maior número e são melhor distribuídos já que suas ferramentas são praticamente portáteis. Grupos para a costura de máscaras organizaram-se em diversos grupos sociais, como igrejas, escolas, bairros e redes de amigos. Ao entrar em contato com esses grupos, lembre-se que muitas vezes eles têm suas próprias culturas e modos operacionais. Ao criar formas de colaborar com eles, é importante que você respeite as estruturas estabelecidas e foque na identificação e comunicação do valor que você consegue fornecer, em vez de tentar mudar suas estruturas gerais e modelos operacionais. Esse valor pode ser o acesso a modelos, materiais ou suprimentos verificados, como produtores de fita viés impressos em 3D.
  • Diversas universidades têm instalações de prototipagem nos departamentos de engenharia e design.
  • Alguns índices úteis para encontrar essas organizações:

Procure organismos nacionais

Alguns países têm uma coordenação nacional, graças a uma boa organização interna.  A OSMS estudou como as comunidades de fabricantes de diferentes países responderam individualmente à crise. Exploramos como elas resolveram problemas específicos de sua região e outros fatores, e apresentamos o que aprendemos na forma de estudos de caso individuais, cuja veracidade foi verificada por suas respectivas organizações e comunidades nacionais de fabricantes. Se você mora em um desses países ou quer aprender com as estruturas organizacionais deles, ler esses estudos de caso oferece uma orientação valiosa:

Crie a sua própria organização

Se nenhum grupo existir na sua área, criar o seu é sempre uma opção! Mantenha os itens a seguir em mente quando começar a processar as suas ideias:

  1. Encontre colegas de equipe para lançar o grupo com você. Reveja a seção de Cargos, funções e responsabilidades abaixo para identificar o tipo de talento que está procurando.
  2. Ao selecionar a área geográfica de foco, pense regionalmente. Um estado ou país é muito provavelmente grande de mais para ser escopo de atendimento de uma organização nova. Por outro lado, uma cidade pequena pode não ter pessoas o suficiente para oferecer o nível de engajamento necessário. Considere também se há restrições de viagem que possam limitar a movimentação de matérias-primas para locais de produção para organizações em necessidade. Tais restrições podem criar um limite para a sua região.
  3. Se quiser, faça uso da marca OSMS. Ao criar o grupo, o nomeie “Open Source Medical Supplies – [Your Geographic Area].” Veja o Guia de marca simplificado da OSMS para ter uma orientação de como criar a sua logo.
  4. Por favor nos ajude a acompanhar o seu trabalho e “registre” o seu grupo. Você pode se registrar conosco ao completar esta pesquisa. Registrar-se irá colocar o seu grupo no Mapa de resposta local da OSMS e conectá-lo aos canais de comunicação de grupos de resposta local do mundo inteiro. Leia mais sobre os benefícios de fazer parte da Rede de resposta local da OSMS.

Montando a sua equipe

Crédito da imagem: Saving Face São Francisco

A estrutura de cada organização será determinada com base nas circunstâncias locais, bem como nos talentos e recursos disponíveis. A sua organização pode se focar em apenas um produto e ainda assim coordenar centenas de voluntários. A sua organização também pode coordenar a produção entre grupos diversos, cada qual focado em um produto (por exemplo, protetores faciais, aventais e máscaras).

Enquanto vai montando a sua equipe, recomendamos que papeis essenciais se tornem duplos ou se sobreponham caso alguém adoeça ou ocorra outro problema. Com a crise impactando mais e mais pessoas diretamente, a capacidade dos indivíduos vai variar. Considere isso no seu planejamento e inclua tanto possíveis reduções de cargos quanto canais claros para comunicação.

Se fizer parte de uma organização já estabelecida (em especial um makerspace) que está mudando o foco para esforços de fabricação de suprimentos médicos, reveja o documento Produção sustentável de suprimentos médicos da OSMS para ter uma orientação mais aprofundada.

Cargos, funções e responsabilidades

O modelo de recrutamento proposto não vai servir para todas as situações. Sinaliza apenas as primeiras atividades que o seu grupo terá que realizar. Na maioria das organizações, as pessoas trabalham em diversas funções. Conforme o seu grupo cresce, você poderá recrutar outras pessoas para assumirem as tarefas com base em suas habilidades e conexões relevantes, e as funções podem se tornar mais especializadas. Cada grupo de resposta local vai ser formado de forma diferente; veja essas “descrições de cargo” como propostas para pensar sobre como pode recrutar para posições de liderança do seu esforço.

Anterior

Próximo

O que deve considerar

Modelos & Regulamentações para Criadores em Emergências

Orientação para ações com a comunidade

Identificando demandas e construindo relacionamentos